 |
 |
O Rio ArtRock Festival 2008, em sua décima terceira edição anual ininterrupta desde 1996, acontece no Teatro Popular de Niterói (rua Jornalista Coelho Neto, s/nº, Centro, Niterói, RJ, tel. 2613-2613), dia 15 de novembro, a partir das 20:00h, com ingressos a R$ 10,00, e terá como atrações as bandas Ünder Linden (La Plata), Alpha III (São Paulo) e Aether (Rio de Janeiro).
O QUE: Rio ArtRock Festival 2008 – décima terceira edição do festival dedicado ao rock progressivo que acontece no Rio e Niterói desde 1996.
QUANDO: 15 de novembro, sábado, 20:00h.
ONDE: Teatro Popular de Niterói - Rua Jornalista Coelho Neto, s/nº, Centro, Niterói, RJ.
Tel: (21) 2613-2613. Veja o mapa.
QUANTO: R$ 10,00. Veja mais detalhes na página Ingressos.
QUEM: Bandas Ünder Linden, Alpha III, Aether.



http://www.under-linden.com.ar/
Jorge Dal Cin: baixo
Mario Gimeno: bateria
Gabriela Gonzalez: teclados
Juan Gonzalez: guitarra
Ezequiel Flores: teclados
Roberto Medina: violino
O Ünder Linden surge em 2001 como trio (Ignacio Scarsella, guitarra; Jorge Dalcin, baixo; Mario Gimeno, bateria), aumentado poucos meses depois com a chegada de Gabriela Gonzalez (teclados). Em dezembro de 2003, realizam sua primeira apresentação, com Roberto Medina no violino ainda como convidado, como parte do festival "Sinfo-Prog La Plata", junto às bandas Baalbek, Retsam Suriv e Hexatónica, todas da cidade de La Plata. Com a saída de Scarsella, já na fase final de mixagem do disco de estréia, o grupo seguiria trabalhando até a chegada, em abril de 2006, do novo guitarrista Juan Gonzalez. Em fevereiro de 2007, a banda recebe o reforço de um segundo tecladista, Ezequiel Flores, antes de finalmente editar seu primeiro disco homônimo pelo selo Viajero Inmóvil. Freqüentemente comparado à banda mineira Sagrado Coração da Terra, por apresentarem o mesmo tipo de música sinfônica com bastante espaço para o violino, o Ünder Linden é sem dúvida uma das melhores novidades a surgirem nos últimos anos em terras argentinas.


http://br.geocities.com/amyr_alpha3/
Amyr Cantúsio: teclados, sintetizadores, vocal, baixo, bateria eletrônica
Marcelo Diniz: teclados, sampler
Josec Neto: sax, flautas
Autoridade máxima da música progressiva/eletrônica do Brasil, o multi-instrumentista Amyr Cantúsio Jr., líder do grupo Alpha III, construiu uma carreira de grande sucesso desde a década de 70, com dezenas de álbuns (CDs e LPs) lançados no Brasil e exterior por selos como Faunus Records, Rock Symphony e Mellow Records. Pode-se dizer que, com Amyr no leme, o Alpha III foi a principal "nau progressiva" a singrar os mares da música independente e progressiva no Brasil nos áridos e excessivamente comerciais anos 80. Eleito "melhor tecladista do ano" duas vezes por revistas especializadas do gênero, Amy Cantúsio Jr. (também exímio pianista clássico) e seu Alpha III farão seu primeiro show em Niterói, abrindo com chave de ouro a programação do Rio ArtRock Festival!


http://www.rockprogressivo.com.br/aether/
Vinicius Brazil: guitarras
Alberto Curi: teclados, vocal
Fernando Carvalho: baixo
Mario Leme: bateria
Banda carioca com origens nos anos 70, o Aether começou a trilhar os caminhos do rock progressivo poucos anos depois de sua fundação, com o nome de Albatroz. Algumas de suas músicas chegaram a freqüentar a programação da extinta Rádio Fluminense, na época. Em 1995, iniciam nova fase, já batizados de Aether, e começam a compor repertório que frutificaria no primeiro CD, lançado de forma independente, intitulado "Visions", em 1997. Após uma brilhante participação na quarta edição do Rio ArtRock Festival, em 1999, e mais um memorável concerto no Canecão, em 2003, onde fizeram o show de abertura da banda holandesa Focus em sua segunda passagem pelo Brasil, o Aether lançaria seu segundo disco de estúdio, desta vez em edição conjunta do selo niteroiense Rock Symphony e da gravadora francesa Musea, de nome "Inner voyages between our shadows". Convidado a participar, em 2005, do festival Rock Symphony For The Record, de onde sairá brevemente um DVD ao vivo com o show gravado na ocasião, o Aether tem ainda a seu crédito uma faixa de quase 30 minutos incluída em um CD triplo, com bandas de todo o mundo, contando a história da Odisséia, de Homero. Reconhecida em todo o mundo por crítica especializada e público como uma das melhores bandas brasileiras de rock progressivo da atualidade, o Aether prepara seu terceiro CD.

Em breve...
|
|
 |
|
 |
|
|
 |